1º de Outubro de 2024 08h30 às 19h00Theatro Municipal do Rio de JaneiroPraça Floriano S/N - Centro
1º de Outubro de 2024
08h30 às 19h00
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano S/N - Centro
Sobre o evento
Os Summits Internacionais do W20 representam o ápice do trabalho das delegações, sendo o momento em que o Communiqué com as recomendações finais é entregue à presidência do G20. A agenda temática de trabalho para 2024, que será abordada no documento, engloba cinco pilares: empreendedorismo (com foco em acesso a capital, financiamento e mercado), economia do cuidado, mulheres em STEM, justiça climática e combate à violência de gênero. Em todos os pilares, a interseccionalidade de raça e etnia é tratada de forma transversal.
Além das delegadas e conselheiras do W20 Brasil, o evento contará com a participação de representantes de organizações-chave das três trilhas do G20, além de setores público e privado, lideranças interessadas no tema, empresas, governos (federal, estadual e municipal), academia e sociedade civil.
O Women 20 (W20) é um grupo de engajamento focado em promover a equidade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres. Estabelecido em 2014, durante a presidência da Austrália, o Brasil participa desde 2017. Como os demais grupos de engajamento do G20, o W20 tem como objetivo recomendar políticas e compromissos aos líderes dos países do G20.
Anualmente, o W20 elabora um documento com temas-chave e recomendações, conhecido como “Communiqué”, que é entregue à Presidência do G20, defendendo a inclusão dessas recomendações na declaração final da Cúpula.
O W20 reúne especialistas de diversas áreas, dos países do G20, com forte atuação na sociedade civil, em setores como startups, universidades e empreendedorismo social. Durante a preparação do Communiqué, as delegações são divididas em grupos de trabalho que analisam temas, políticas bem-sucedidas e ações, a fim de elaborar as recomendações. O país que ocupa a presidência do G20 nomeia uma pessoa para liderar esses grupos de trabalho e pode convidar especialistas para participar.
Além do trabalho das delegações, o país-sede promove diálogos nacionais com representantes de organizações da sociedade civil e governamentais, com o objetivo de impulsionar a equidade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres. Todo esse trabalho culmina no grande evento presencial dos grupos de engajamento – o Summit Internacional. Veja mais no site: https://w20brazil.org.br/